Junta de Freguesia de Casal Vasco Junta de Freguesia de Casal Vasco

IRMANDADE SR. DOS LOUREIROS

A Irmandade de Nosso Senhor dos Loureiros está associada à capela seiscentista de invocação ao Senhor Santo Cristo dos Loureiros, que é de grande devoção dos moradores da freguesia e dos povos vizinhos. Segundo a tradição popular Nosso Senhor terá aparecido por cima de um loureiro, por este motivo se encontra um pedestal com loureiros em frente da capela. Embora se desconheça a fundação da irmandade, há registos no Arquivo Episcopal, que em 1755 o Reitor da Mesa da Irmandade pede licença ao Bispo para ser benzida a dita capela por ter sido restaurada a capela-mor. Por este motivo pressupõe-se que a Irmandade terá mais de trezentos anos. No último fim-de-semana de Setembro realiza-se a festa e romaria em louvor de Nosso Senhor dos Loureiros. No sábado realiza-se o Jubileu da Irmandade, começando o dia com as confissões e de seguida missa e procissão à volta da capela, em que se reza pelos irmãos vivos e defuntos. No domingo temos missa em louvor a Nosso Senhor dos Loureiros, seguida de procissão pelas ruas da aldeia. Para se associar à Irmandade de Nosso Senhor dos Loureiros ou esclarecer qualquer dúvida contacte-nos!

• Categoria:Património

© 2024 Junta de Freguesia de Casal Vasco. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia